Blog: Caí na malha fina. E agora?

04 de julho de 2023
Ao enviar sua declaração do Imposto de Renda, ela passa por uma análise dos sistemas da Receita Federal, no qual são verificadas suas informações em comparação com as de terceiros (empresas, instituições financeiras, planos de saúde, entre outros). Assim, se alguma inconsistência for encontrada, costuma-se dizer que  “caiu na malha fina”.

Em resumo, o que acontece é que a declaração fica retida para uma avaliação mais profunda (chamada de malha fiscal ou, como é popularmente conhecida, a tal da malha fina). No entanto, em geral, isso também é indicativo de algum erro, tal qual valores incorretos, informações cadastrais errôneas, falta de documentos ou até uma possível fraude.

Para se ter um ideia de quão frequente é esse contexto, mais de um milhão de contribuintes ficaram devendo explicações à Receita em 2022. Então, se você está nesta situação, não se preocupe! A seguir, separamos um simples passo a passo sobre o que fazer.

1°) Identifique o erro

A primeira etapa é entender qual foi o equívoco cometido. E, para isso, é necessário acessar o extrato da declaração na seção “Pendências de malha”. Lá constam os motivos que levaram esta a ser detida, quais foram os erros e o que deve ser corrigido.

2°) Retificação

Para aqueles que informaram dados inexatos ou incompletos, o caminho é retificá-los por meio do mesmo programa em que se fez a declaração. Já para quem precisa apresentar novos documentos comprobatórios, é preciso aguardar o Termo de Intimação, a Notificação de Lançamento ou agendar um atendimento para entregá-los.

3°) Confira se há multa

Caso a Receita Federal ainda creia que constam erros na declaração, será cobrado o imposto devido somado a uma multa de 75% do valor total e juros. Sendo que há possibilidade de se apresentar uma impugnação (defesa) dentro dos trinta dias do prazo de vencimento.

Ademais, conte com o seu contador para lhe prestar todo o suporte necessário.
COPYRIGHT 2021 - SALLES CONTABILIDADE LTDA |política de privacidade
Design by: