Blog: Posso fechar a minha empresa com dívidas?

02 de outubro de 2023
Muitos empresários enfrentam momentos difíceis em suas jornadas de negócios, e, em algumas situações, fechar a empresa pode parecer a única opção. No entanto, surge uma pergunta crucial nesses momentos: "Posso fechar minha empresa com dívidas?". Há casos, por exemplo, em que o empresário acredita tê-la fechado, todavia, após anos, é surpreendido com ações judiciais, penhoras e bloqueios de contas bancárias.

Sendo assim, para esclarecer possíveis dúvidas e compreender as implicações e responsabilidades envolvidas, continue lendo esse artigo.

Primeiramente, é importante entender que as dívidas empresariais são uma parte comum e, em certa medida, inevitável do mundo dos negócios. Em muitos casos, os empresários recorrem a empréstimos e financiamentos para financiar o crescimento de seus negócios, investir em ativos ou superar dificuldades temporárias. No entanto, quando as dívidas se acumulam e a empresa enfrenta dificuldades financeiras persistentes, a pergunta sobre fechar a empresa com dívidas surge.

Responsabilidade do empresário

Em primeiro lugar, é fundamental entender que o proprietário tem a obrigação legal de quitar as dívidas de seu empreendimento. Já que, quando se abre um negócio, ele passa a ter compromissos financeiros, o que inclui o pagamento de fornecedores, impostos, salários e outras dívidas.

Dito isso, sim, é possível fechar uma empresa endividada. Entretanto, para esse processo ser viável, é necessário transferir os passivos vinculados ao CNPJ para o CPF. Válido em caso de dívidas com bancos, credores particulares, débitos tributários, trabalhistas e previdenciários.

Negociar acordos de pagamentos é a atitude aconselhável. Estabelecendo um plano praticável, que envolva ou não parcelamentos e descontos. Sendo que, em situações extremas em que isso não é possível, a falência pode ser uma opção. Contudo, vale ressaltar que a não quitação pode resultar em demais consequências além das já mencionadas, como a perda de ativos e restrições de crédito.

Por fim, tendo em vista tudo o que foi exposto aqui, para tomar a melhor decisão ao encerrar uma empresa devedora, é fundamental buscar a orientação de um contador experiente. Ele é o profissional capaz de entender as circunstâncias individuais, avaliar as consequências e elaborar um plano para lidar de forma ética e transparente com as dívidas empresariais.

Fechar uma empresa com dívidas é uma decisão complexa que requer considerações cuidadosas. A melhor abordagem depende da situação única de sua empresa, das leis em seu país e de suas metas financeiras pessoais. Lembre-se de que buscar orientação profissional é fundamental para tomar uma decisão informada e minimizar o impacto financeiro em sua vida pessoal.
COPYRIGHT 2021 - SALLES CONTABILIDADE LTDA |política de privacidade
Design by: