Blog: Quando é hora de contratar um contador?

23 de novembro de 2021
Quem está começando a empreender ou se planejando para ter um CNPJ deve saber que os serviços contábeis são obrigatórios desde o nascimento do negócio. É verdade que para alguns tipos de empresa, a figura de um contador pode não ser necessária em um primeiro momento, mas à medida que os negócios vão crescendo é indispensável a ajuda e a orientação desse profissional.
 
É o caso do Microempreendedor Individual (MEI), que não é obrigado a contratar os serviços de um contador. Isso porque a categoria recolhe impostos com contribuições fixas mensais, independentemente do faturamento, desde que dentro do limite legal para o enquadramento como MEI.
 
Porém, mesmo para quem é microempreendedor, contar com a ajuda de um contador diminui possíveis problemas, especialmente no controle financeiro. O contrato não precisa ser fixo, mas por demanda, como na declaração do Imposto de Renda e na Declaração Anual do MEI, por exemplo.
 
Quando a contabilidade é obrigatória
 
Já os demais tipos de empresa são obrigadas a ter contabilidade, ter o registro dos livros fiscais e registrar todo o processo de entrada e saída de dinheiro na empresa. Esse registro precisa ser feito por um contabilista legalmente habilitado. Alguns empresários podem até querer realizar o processo sozinhos, mas a contabilidade é a única que pode obter os livros contábeis exigidos pela legislação. Portanto, o contador é essencial.
 
É fato que a contabilidade ajuda no crescimento de um negócio. Além de orientar durante todo o processo de abertura de empresa, o contador cuida da parte burocrática do dia a dia. Ele controla os impostos, faz o planejamento tributário, acompanha e analisa o desempenho da empresa e mantém em dia as obrigações fiscais.
 
E a lista de vantagens continua: a contabilidade também ajuda o empresário na contratação de funcionários, no cálculo de despesas, na emissão de notas fiscais e no pagamento de impostos.
 
Ou seja, o contador é de grande ajuda para manter a parte contábil em ordem, além de possibilitar o cumprimento de todas as exigências legais. O contador pode, até mesmo, oferecer consultorias relacionadas à vida financeira da empresa, servindo de apoio na tomada de decisões estratégicas, como a avaliação de viabilidade econômica de novos projetos do negócio e previsão de rentabilidade.
 
Além disso, esse profissional serve de proteção, fornecendo instruções que ajudam a empresa a agir sempre dentro da lei.
Ficou alguma dúvida sobre a importância do contador e dos serviços contábeis para empresas? Conte com a Salles!
COPYRIGHT 2021 - SALLES CONTABILIDADE LTDA |política de privacidade
Design by: